A fabricante americana de caminhões a hidrogênio acaba de fechar um acordo estratégico com a Bosch
para a produção de células a combustível. Depois de vários meses difíceis, Nikola está tentando voltar aos trilhos.
Preparando-se para a industrialização de seus primeiros caminhões a hidrogênio, a startup acaba de formalizar
uma parceria estratégica com o fornecedor alemão Bosch.
De acordo com os termos do acordo, a Bosch fornecerá à Nikola vários componentes importantes,
incluindo a célula de combustível, que será então montada em módulos na fábrica da montadora em Coolidge, Arizona.
Estes serão instalados nos futuros caminhões das classes 7 e 8 do fabricante (mais de 15 toneladas).
Sem dar mais detalhes, o comunicado de imprensa de Nikola também indica que a Bosch será chamada para fornecer
módulos de célula de combustível “totalmente montados”.
Previsto para 2023, a versão americana do Nikola Tre será o primeiro modelo do fabricante a integrar o sistema.
Projetado para o transporte regional, esse caminhão de 15 toneladas promete um alcance de cerca de 800 quilômetros.
Projetado em parceria com a Iveco com base no S-Way, espera-se que a versão europeia do caminhão a hidrogênio de Nikola
seja baseada em tecnologia semelhante. Por razões logísticas, é provável que os módulos de células de combustível
sejam fornecidos diretamente pela Bosch e não pela fábrica do fabricante nos Estados Unidos.
Preparando-se para a industrialização do Nikola Tre, os primeiros protótipos "Alpha" já devem
utilizar um sistema de célula a combustível resultante da parceria firmada com a Bosch.
Os primeiros testes-piloto com clientes devem começar no final de 2021.
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